Cuidados com a pele masculina e dicas para o barbear perfeito

A pele masculina, em virtude das diferenças hormonais e genéticas, é mais espessa, mais oleosa, possui poros maiores e maior quantidade de pelos. Por ter mais pelos, é necessário barbear-se diariamente, o que pode ocasionar maior sensibilização e até quadros de foliculite de barba (inflamação dos pelos). Como as glândulas sebáceas trabalham mais ativamente, há maior produção de óleo, devendo a sua limpeza ser uma etapa essencial nos cuidados diários da pele. Além disso, a limpeza também evita o acúmulo de células mortas, suor, gordura, e resíduos de poluição, os quais favorecem a obstrução dos poros, propiciando ao surgimento de cravos e espinhas. Essa limpeza deve ser realizada duas vezes ao dia e com sabonetes que controlem a oleosidade. Estão indicados tônicos a fim de remover os resíduos e o excesso de óleo, equilibrando o pH da pele. A pele masculina também deve ser hidratada e devem ser usados produtos não gordurosos, com fácil aplicação e boa absorção. Para isto, produtos em veículos gel-creme ou gel são boas opções. Os filtros solares também não devem ser esquecidos, devendo ser de, no mínimo, FPS 15 e em veículo gel ou gel-creme ou loção oil-free.

Para um barbear perfeito seguem algumas sugestões:

– Amaciar os pelos para facilitar a sua remoção. Isto é feito com ÁGUA MORNA (não é água quente), que será absorvida por eles, deixando-os hidratados. A água quente deve ser evitada, pois ela retira a lubrificação natural da pele que facilita o deslizamento da lâmina de barbear.

– Aplicação de um creme de barbear. Este creme deve ser escolhido de acordo com o seu tipo de pele e independente do produto escolhido, ele deve ser totalmente removido com água morna.

– O pelo deve ser raspado no sentido do seu crescimento e de forma suave. Não se deve reutilizar a lâmina de barbear, pois pode favorecer a infecção da pele.

– Aplicação de uma loção pós-barba. Ela irá promover o fechamento dos poros abertos, aliviar a sensação de queimação, controlar o sangramento decorrente de pequenos cortes e perfumar a pele.