Sua pele é sensível?

A pele sensível é aquela capaz de reagir de forma exacerbada a diversos estímulos, internos ou externos, como variações climáticas, poluição, ar condicionado, exposição ao sol, uso de água muito quente, esfoliações. Ela não caracteriza um tipo de pele, e sim, uma condição de determinado tipo de pele, ou seja, tanto a pele seca quanto a pele oleosa podem ser peles sensíveis. Ela é caracterizada por vermelhidão, coceira, calor, ardência e ressecamento.

Os produtos indicados para este tipo de pele devem ser isentos de álcool, pigmentos ou corantes e conter pouco ou nenhum perfume. Para a sua limpeza, estão indicados agentes de limpeza suaves que contenham como ativos o extrato de camomila, alfa bisabolol e alantoína, pois são substâncias descongestionantes, regeneradores, cicatrizantes e anti-inflamatórias. Estão contra indicados o uso de sabonetes em barra, pois o seu pH alcalino resseca mais a pele.

Deve-se lavar a pele sempre com água fria, a fim de não ressecá-la mais. Os tônicos devem ser não alcoólicos e com substâncias calmantes, como o extrato de camomila. Este tipo de pele deve estar sempre bem hidratada, pois dessa forma permanece protegida e diminui os riscos de reações. Os produtos devem ser hipoalergênicos, sem cheiro e sem a substância parabeno. Neste tipo de pele, os filtros solares químicos devem ser evitados, pois contêm substâncias que podem causar alergia.

Os filtros físicos são os mais indicados, como o dióxido de titânio e óxido de zinco. Devem ser evitados esfoliantes, pois promovem descamação, tornando-a mais exposta as agressões externas.